NEGÓCIOS COM PLANTAS E SEMENTES: Meu blog é: https://produtosjardimdoeden.blogspot... Minha loja no OLX: http://www.olx.com.br/loja/id/151580 Mercado Livre é: https://produto.mercadolivre.com.br/M... Facebook é: https://www.facebook.com/Produtos-Jar... Youtube https://www.youtube.com/channel/UCopq... MF RURAL http://www.mfrural.com.br/detalhe/sem... E-mail Valdemirmm@hotmail.com Whatsapp 13 996220766 (Não falamos por telefone, porque o sitio fica em area sem sinal de telefonia e a nossa internet é por satélite)
Grumixama (Eugenia brasiliensis) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, prima da nossa pitanga (Eugenia uniflora), ambas da família botânica das Myrtaceae, também conhecida como grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti.
É uma árvore de porte médio (altura de 6 a 20 m), que ocorre do sul da Bahia até Santa Catarina, muito resistente à variação climática.
Usos da grumixama
Sua fruta, saborosa e rica em antocianinas, fica ótima em compota, sucose geleias e, melhor ainda, comida no pé, in natura.
A fruta da grumixama também é usada na produção de aguardentes, vinagres e licores e sua madeira é adequada para uso na marcenaria e carpintaria, ideal para ser trabalhada em torno, por sua densidade e textura firme. Costuma ser encontrada nas matas ciliares preservadas mas, está bastante rarefeita nas matas nativas porque sua madeira foi muito usada para forros e caixotaria.
Esta frutinha cor de vinho, quando madura, é rica em antioxidantes, com elevados teores de vitaminas C, B1 e B2 e flavonoides.
As grumixamas, com suas flores brancas, aromáticas, são vistosas na mata e frutificam em novembro-dezembro, para alegria de quem tem a árvore no quintal e dos pássaros que dela se alimentam. É uma árvore de crescimento lento porém, muito usada nos projetos de restauração florestal por sua influência benfazeja com a fauna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário